top of page

Entrevista com Nena Fonseca 

 

Entrevistadora: Nena, para começar, você pode nos contar um pouco sobre suas origens e infância?

 

Nena: Claro! Sou a caçula de uma família de 11 filhos e sempre fui chamada de Nena pelos meus irmãos. Minha família é oriunda do Maranhão, mas meus pais e irmãos mais velhos vieram para Brasília na época da inauguração, buscando melhores condições de vida e estudos. Eu nasci no Núcleo Bandeirante e sempre estudei em escola pública. Louvo a Deus por esta decisão!

 

Entrevistadora: Como foi sua trajetória educacional e profissional?

 

Nena: Estudei em escola pública e fiz o curso normal. Aos 17 anos, comecei a dar aulas como assistente de professora e no ano seguinte já era professora efetiva em uma escola particular. Entrei para a faculdade e pagava a mensalidade com o meu salário, ajudando também nas despesas de casa. Era uma vida simples, mas aprendemos a valorizar o que possuíamos. Trabalhei na SEDF e, mesmo com a correria de ser mãe e esposa, consegui retornar à faculdade e concluir meu curso superior em Pedagogia.


Algumas pós-graduações: Administração Escolar, Escrita Criativa e Múltiplas Plataformas e Psicanálise, em processo: Gestalt e Neurociência, falta um semestre para a conclusão do curso de Design de moda. Estou fazendo uma oficina de Escrita Criativa com o professor Rodrigo Gurgel. Tenho outros em vista como Capelania, que é a assistência e a execução de atividades religiosas em locais como hospitais, escolas, orfanatos, asilos, presídios, instalações militares e outras organizações. É comum que as pessoas que estão nesses locais precisem de uma palavra de alegria, esperança e consolo para continuar a viver.


Não quero parar de estudar! Manter a mente ativa e ser produtiva é uma bênção!


Hoje estou aposentada como professora e me dedico a minha escrita no blog, nos livros e projeto de livros de histórias reais, incentivando outras pessoas a escrever.

 

Entrevistadora: Conte-nos sobre sua jornada espiritual.

 

Nena: Minha família era católica e eu frequentava a Paróquia, fiz primeira comunhão, crisma e ajudava nas aulas de catecismo. Um dia, minha irmã começou a frequentar um grupo de jovens da igreja Batista, eu a acompanhei e lá nos convertemos. Somos evangélicas até hoje. Congrego na igreja Ministério Núcleo da Fé no Noroeste, onde participo do ministério de crianças, intercessão e da cantina e onde mais precisar.

 

Entrevistadora: Quais desafios você enfrentou e como superou essas dificuldades?

 

Nena: Enfrentei vários desafios. Me casei cedo e logo vieram meus filhos. Passei por dificuldades financeiras e um divórcio doloroso. Aos 29 anos, concluí a faculdade e fiz uma pós-graduação. Pedi a Deus um marido bom para mim e meus filhos e, no último dia de uma campanha de oração, conheci meu atual marido, com quem estou casada há mais de 25 anos. Passamos muitas lutas, mas sempre houve respeito e amor.

 

Entrevistadora: E sua carreira profissional? Como foi ser educadora por tantos anos?

 

Nena: Tive uma carreira profissional muito feliz, com 30 anos de magistério. Fui uma professora muito dedicada, coordenadora pedagógica e vice-diretora de uma escola rural por 9 anos. Fiz muitos cursos e estava sempre atualizada. Nos últimos 5 anos, fui alfabetizadora, e creio que foram os anos mais felizes e de grande realização profissional.

 

Entrevistadora: O que você fez após se aposentar?

 

Nena: Após me aposentar, decidi fazer um curso de Design de Moda, pois há costureiras na minha família de geração em geração. Aprendi a costurar e estudei sobre tendências de moda. Pensei em montar uma confecção de roupas infantis, mas com a pandemia, mudei de ideia e a costura se tornou um hobby. Hoje, participo de grupos de voluntárias, fazendo doações para creches, orfanatos e asilos. A minha maior dedicação hoje é a escrita e aos projetos nesta área.


Entrevistadora: Quais são suas atividades atuais?


Nena: Moro em uma chácara na zona rural de Brasília, onde montamos um condomínio familiar. Vivo perto da família realização do sonho de muitas mães.


Faço academia e caminhadas, na natureza são as preferidas.


Participo de grupos de voluntárias, faço roupas para doações, gosto de ler.


Congrego na igreja Ministério Núcleo da Fé e participo do ministério de crianças, intercessão, da cantina e facilitadora do curso Sozo, cura interior: Salvas, curadas e libertas.


Além dos trabalhos de escrita que tomam quase todas as tardes.

Entrevistadora: Você mencionou que gosta de ler. Quais são seus gêneros favoritos?


Nena: Amo ler romances, estudos bíblicos, livros sobre empreendedorismo, crescimento pessoal e muitos outros estilos. Às vezes, leio dois ou três livros ao mesmo tempo! Gosto de fazer anotações e resumos para absorver melhor o conteúdo.


Entrevistadora: Conte-nos sobre sua experiência como escritora.


Nena: Sempre senti que havia algo a fazer pelo Senhor e, após ler "Uma Vida com Propósitos" de Rick Warren, decidi escrever histórias do cotidiano para levar a Palavra de Deus às mulheres. Escrevi o romance "Recomeçar" e consegui lançar meu livro na Bienal de Brasília em 2022.


Ao sair para divulgá-lo perguntava se alguém tinha alguma história de recomeço na vida, e surgiram tantas histórias incríveis que pensei: Estas histórias tem que ir para um livro, então surgiu o Storytelling Vidas Reais, um livro de coautoria em que cada capítulo conta a história de uma vida, e é um sucesso! As pessoas amam histórias verídicas e estamos no processo do vol 2.


Entrevistadora: Quais trabalhos você está desenvolvendo no momento?


Nena: No momento estou organizando o lançamento do livro infantil: Vovó Nina em Aventuras no Cerrado, o primeiro de uma série de histórias que conto junto com os netos, são sete! Então vão ter muitas histórias!


Processo de revisão do livro Decidir, um romance com história independente do livro Recomeçar, mas que os personagens principais são os mesmos, senti que devia um desfecho para as amigas de Lis, personagem principal do livro Recomeçar.


Estou selecionando novas histórias para o "Storytelling Vidas Reais Vol. 2", ainda tenho algumas vagas, se você correr ainda consegue participar!


Fizemos a versão em inglês do livro Recomeçar e do Storytelling Vidas Reais vol 1, ainda somente em formato digital, tenho uma visão macro, quero levar a Palavra de Deus através de histórias no Brasil e no mundo!


Entrevistadora: Quais são seus planos para o futuro?


Nena: Continuar escrevendo, produzir mais conteúdo para o meu blog, viajar, costurar, curtir a família e os amigos, e continuar participando dos trabalhos na igreja. Estou aberta aos planos do Senhor e ansiosa para ver o que Ele tem reservado para mim.


Entrevistadora: Nena, é impressionante ver como você conseguiu realizar tanto em sua vida. Sua dedicação e paixão são realmente inspiradoras. Muito obrigado por compartilhar sua história conosco.


Nena: Eu que agradeço a oportunidade de compartilhar minha trajetória. Que Deus abençoe a todos!


Entrevistadora: Gabriella Almeida




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page