O tema identidade que estamos abordando esta semana trás inúmeras facetas que precisamos analisar.
Se você não leu Crise de identidade, volte e leia, é primordial para você entender o que iremos conversar aqui. https://www.nenafonseca.com/post/crise-de-identidade-você-sabe-quem-você-realmente-é
Precisamos compreender que somos filhos amados de Deus e que no momento que tomamos posse desta verdade e realmente acreditamos, mudamos a nossa mentalidade e as inverdades que dizem sobre nós não nos afeta, isso é libertador!
Vamos conversar sobre três inverdades que afetam a identidade de tantas pessoas!
1-Bulling
É uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos, apelidos vexatórios e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo, diante de um público, pela exposição de suas características físicas ou psicológicas.
A prática do bullying geralmente acontece no ambiente escolar e pode provocar danos psicológicos sérios em suas vítimas.
Isso é terrível! Suicídios foram a consequências de bulling no meio de muitos jovens e sequelas pelo resto da vida.
As famílias cristãs, devem desde cedo ensinar às crianças sobre a sua identidade, faço parte do Núcleo Kids da igreja Núcleo da Fé e este é um tema sempre trabalhado e nas palestras com os pais.
Os resultados foram constatados nos depoimentos das crianças que ao se depararem com situações de bulling tiveram uma postura firme, convictas de sua identidade como filho amado de Deus, que Ele nos fez à sua imagem e semelhança, a aceitação das diferenças e seu posicionamento, deixou o agressor sem palavras, pois quanto mais a pessoa sofre, mais o agressor o atormenta! Um horror!
2-Maldição pelos pais ou professores
A falta de sabedoria destas autoridades na vida de muitas crianças, trouxeram problemas de autoestima que influenciaram em muitas decisões na vida adulta.
Expressões como: “... mas você é um incompetente mesmo!” “você é um tapado...” “Você NUNCA vai aprender...” “Você é burro!” “Você é uma infeliz”, “Você não presta mesmo!” “Você nunca será alguém na vida...” “Você nunca vai aprender nada na vida!” “Você é uma tonta!”, “Você não respeita ninguém!” “Preguiçoso!” “Vadia” e tantas outras parecem fazer parte da “cultura educacional familiar” em lares brasileiros.
As palavra são muito poderosas elas ferem como uma espada de dois gumes, penetram profundamente em nossa alma. A palavra de Deus diz: A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. Provérbios 18:21
Quebre toda palavra de maldição lançada sobre a sua vida e de sua família, não permita que elas façam morada nos corações e destruam a vida de quem a recebeu.
Por exemplo, pessoas que receberam a palavra de que era “burra” acabam acreditando nela e tudo que vai fazer já pensa: “ Não vou dar conta, isso é muito difícil!” E acaba desistindo de seus planos, de seus sonhos porque não acredita que vai conseguir, porque esta palavra ficou entranhada em sua alma e tornou parte de seu ser.
3- Violência psicológica -manipulação
Isso acontece pelas pessoas que deveriam nos amar, mas destroem vidas pelo egoísmo, acham que estão amando, mas amor que aprisiona, não é amor!
São atos de violência psicológica sutil que causa instabilidade emocional, o abusador mente, distorce a realidade e manipula a vítima levando-a a acreditar naquilo que querem, satisfazendo a si mesmo, não pensa no outro.
As mulheres são mais afetadas, principalmente por conta do machismo e do patriarcado.
Desencadeia ansiedade, depressão, dependência emocional e baixa autoestima.
Nós devemos mudar a nossa mentalidade, identificar estas palavras que nos feriram, renunciar cada uma delas como mentiras que satanás plantou em nós, perdoar o agressor e trocar por todo amor que Jesus nos dá. Sua palavra diz: Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:30
Se você conseguiu se identificar em alguma desta situação, e se não obteve os livramento deste peso todo sozinho, busque ajuda, há profissionais especializados, terapia para conseguir se afastar de um relacionamento abusivo, de pensamentos conflitantes, memórias que te fazem sofrer, também busque uma igreja cristã que possa te dar suporte com aconselhamentos, oração e estudo da Palavra de Deus.
Vamos orar?
Jesus, eu entrego a Ti toda mentira que eu acreditei, que me fez sofrer e que embaçaram a minha real identidade como filho amado do Pai, eu renuncio cada uma delas(você pode dizer aquilo que te aflige) eu perdoo (Nome) --------------------------por todo mal que ele(a) me fez e troco toda esta angústia, tristeza e mágoa por seu grande amor, sua paz e justiça. Te agradeço porque eu sou uma nova mulher (homem) em Cristo Jesus. Amém
Se você gostou deste estudo e acha relevante que pessoas queridas também tenham este conhecimento, compartilhe, é só clicar nos três pontinhos e escolher a opção de compartilhamento, se for pessoal copie o link e envie pelo whatsapp.
Muito obrigada.
Nena Fonseca
Comments