Milagres de Jesus
1° milagre: Transformação da água em vinho
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (João 2:1-11)
05 Lições que podemos tirar deste texto:
1° lição
Aprendemos que Jesus é Deus, Ele é soberano e pode todas as coisas. Ele não precisou de uvas para fazer um vinho extraordinário. Ele quebra qualquer lógica humana.
Transformar água em vinho é absolutamente impossível. Com esse milagre, Jesus provou que nada é impossível para ele e que ele tem poder sobre tudo que existe. Jesus revelou ser o Filho de Deus.
Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. (João 21:25)
2° lição
Aprendemos também que o milagre só pode vir depois da Palavra. Muitas pessoas buscam o milagre, mas não querem se atentar para a Palavra. Somente a Palavra de Deus é capaz de produzir milagres.
Ele transformou água em vinho, curou doentes, expulsou demônios, ressuscitou mortos e, por fim, realizou o maior milagre de todos: a expiação na cruz do Calvário.
3° lição
Na Bíblia, o vinho é símbolo de alegria. Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. Salmos 4:7.
Qualquer boa festa tinha bom vinho. Toda alegria que este mundo pode oferecer acaba. Mas Jesus veio para nos dar bênçãos e alegria em abundância! Assim como Jesus deu uma quantidade enorme do melhor vinho para o casamento, Ele nos dá alegria pura que transborda.
4° lição
Jesus mudou a água, simples em suas propriedades, para ser algo muito diferente– vinho. Da mesma forma, Jesus transforma nossas vidas. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17
5° lição
Tirando dúvidas: Beber é pecado?
A Bíblia não diz que o consumo de bebidas alcoólicas é pecado. Ela avisa sobre os perigos de beber em excesso e afirma que o vício e a embriaguez são pecados. Por isso, beber de forma moderada não é considerado pecado.
Jesus bebia vinho. Mas ele era um exemplo de moderação, mantendo o equilíbrio e o bom senso. Ele mostrou que é possível beber sem se embriagar, nem ficar viciado, nem cometer outro tipo de pecado.
Por outro lado, a Bíblia condena fortemente o excesso e a falta de domínio próprio a beber.
Conclusão:
Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais milagrosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. (João 20:30-31).
Jesus pode fazer um milagre hoje em nossas vidas!
Se você crer, vá em um lugar só você e Jesus, faça uma oração e conte tudo para Ele e conforme a Sua vontade Ele irá te responder!
Se você gostou deste estudo, compartilhe, basta clicar nos três pontinhos e escolher a opção de compartilhamento. Que o Senhor faça um milagre em sua vida!
Nena Fonseca
Comments