A Bíblia, do grego “livrinhos”, é uma obra constituída por um conjunto de livros que para judeus e cristãos é a emblemática palavra de Deus. Os judeus apenas reconhecem como Bíblia o Antigo Testamento, de Gênesis a Malaquias.
Já os cristãos, além do Antigo Testamento, reconhecem também os 27 livros constituintes do Novo Testamento.
Os Católicos aceitam tanto o Antigo como o Novo Testamentos, mas acrescentam a estes os livros denominados Apócrifos, obras gregas tardias encontradas posterior à já consideradas obras canônicas, isto é, que fazem parte do grupo especial de livros considerados por eles, inspirados por Deus.
Os que creem ser ela a Palavra de Deus, o fazem porque embora ela tenha sido escrita por homens, estes não falaram de si mesmos, mas escreveram o que Deus os motivou relatar por inspiração.
Os achados arqueológicos comprovam sua historicidade, seus bons conselhos e efeitos benéficos à saúde física, mental, espiritual, social e emocional são comprovadas pela Ciência.
Quem escreveu a Bíblia?
A Bíblia tem uma origem complexa e se desenvolveu ao longo de vários séculos. Ela é composta por uma coleção de livros escritos por diferentes autores em diferentes períodos, tendo um só autor: Deus.
O Antigo Testamento, é a parte mais antiga da Bíblia e é compartilhado por judeus e cristãos. Foi escrito ao longo de vários séculos, aproximadamente entre os séculos XII e II a.C. Essa parte da Bíblia contém uma variedade de gêneros literários, incluindo história, leis, sabedoria e profecias, e é considerada sagrada pelos judeus.
O Novo Testamento foi escrito após o nascimento de Jesus Cristo e é exclusivo para os cristãos. Ele contém os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), bem como cartas escritas por apóstolos como Paulo, Pedro, João e outros, e o livro do Apocalipse. Os livros do Novo Testamento foram escritos entre os séculos I e II d.C.
A formação da Bíblia como a conhecemos hoje foi um processo gradual. Os livros individuais foram escritos em diferentes momentos e lugares e foram considerados sagrados por suas comunidades. Com o tempo, esses livros foram reunidos e reconhecidos pelos líderes religiosos.
A seleção dos livros que compõem a Bíblia foi um processo chamado de "cânon" e variou um pouco entre diferentes tradições religiosas. Os critérios utilizados incluíam a origem apostólica, a conformidade com a fé e a prática das comunidades cristãs, e a inspiração divina.
Foi somente por volta do século IV que a lista final dos livros do Antigo e do Novo Testamentos foi amplamente aceita pela maioria das igrejas cristãs. Desde então, a Bíblia tem sido uma parte central da fé e da prática religiosa de muitas pessoas em todo o mundo.
Em qual língua a Bíblia foi escrita?
O Antigo Testamento foi, majoritariamente, escrito em Hebraico, embora tenha uns capítulos e trechos em Aramaico, e vocábulos a títulos de estrangeirismos aqui e ali do Grego e do Egípcio.
Quais são as principais características da Bíblia?
Dividida em Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros) que narram a História do povo de Deus antes e depois da vinda do Messias.
Como se originou a Bíblia?
Com o passar do tempo a memória humana foi enfraquecendo e crescendo a necessidade de documentação de fatos e dados, o que levou a criação da escrita. Deus então começou não só transmitir sua mensagens aos homens por meio de Profetas, mas a exigir que eles as registrassem.
O acúmulo de muitas destas informações resultou na Bíblia Sagrada.
A Bíblia é uma coleção de livros considerados como a palavra de Deus por judeus e cristãos.
Aqueles que acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus fazem isso porque acreditam que, embora tenha sido escrita por homens, esses homens foram inspirados por Deus para registrar o que Ele queria transmitir.
Como devo começar a ler a Bíblia?
1. Antes de ler a Bíblia, comece com uma oração, pedindo a Deus para abrir seus corações e mentes para compreenderem Sua Palavra.
2. É importante considerar o contexto histórico, cultural e literário dos livros da Bíblia. Isso inclui entender o autor, o público-alvo, o propósito e as circunstâncias em que os textos foram escritos.
3. A Bíblia é a revelação de Deus e, portanto, a leitura deve ser feita com respeito e humildade diante de Sua Palavra.
4. Pratique a leitura diária da Bíblia, estabelecendo um tempo regular para se envolver com as Escrituras. Isso ajuda a manter uma conexão constante com Deus e a desenvolver uma compreensão mais profunda.
5. Participar de grupos de estudo bíblico ou discussões em grupo pode enriquecer a compreensão da Bíblia. O compartilhamento de ideias e a troca de perspectivas podem ajudar a obter insights mais amplos.
6. Pratique a meditação nas Escrituras, refletindo sobre o significado dos textos e buscando aplicar seus ensinamentos em suas vidas cotidianas.
7. Busque a orientação do Espírito Santo, acreditamos que o Espírito Santo guia a compreensão das Escrituras. Portanto, é importante confiar na orientação do Espírito e permitir que Ele traga revelação pessoal durante a leitura.
Quem não crê na Palavra de Deus
Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. João 1: 10-13
A Natureza testifica que Deus é real
Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras,
não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra e as suas palavras até os confins do mundo.
Nos céus ele armou uma tenda para o sol, que é como um noivo que sai de seu aposento
e se lança em sua carreira com a alegria de um herói. Salmos 19: 1-5
"Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas contarão a você; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar
o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso? Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade. Jó 12: 7-10
Como se vê, há razões abundantes para acreditarmos na veracidade dos relatos bíblicos.
https://crerepensar.com.br/tudo-sobre-a-biblia/ https://www.bibliaon https://coalizaopeloevangelho.org/article/dez-razoes-para-ler-a-biblia-todos-os-dias/
Opmerkingen